De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Partilha!Tweet De certeza que já pensaste em instalar um guiador mais largo na tua bike de XC, como mostram as tendências mais recentes. Mas vale mesmo a pena? Instalar guiadores para XC mais largos nas bicicletas de BTT já não é bem uma moda, é mais uma tendência atual e que veio para ficar. E a razão parece ser simples e lógica, visto que originalmente um guiador mais largo está presente nas bikes de BTT mais dirigidas a trilhos mais radicais, a descidas, onde é preciso mais controlo e estabilidade na direção…PUB Torna-se possível fazer movimentos mais amplos no controlo da bicicleta, mudanças de direção mais rápidas e assim conseguirmos evitar e “gerir” melhor os obstáculos, até porque é reduzido um pouco o “nervosismo” da direção. Mais segurança? Talvez… Mais confiança? Certamente que sim! É certo, assim, que este tipo de guiadores está a surgir nas vertentes do BTT em que a sua presença não era assim tão normal, mais concretamente no XC, pois os trilhos do género, mesmo até no XCO, começam a ter cada vez mais descidas e passagens técnicas. Em contraponto, continua a existir uma grande faixa de praticantes que prefere um guiador mais estreito, e que, ao comprar hoje uma bike nova, chega mesmo a pedir a substituição do modelo mais largo que vem de origem… Em que ficamos? Aqui estão as vantagens que identificamos em cada tipo… Guiadores para XC mais largos Está a ser bastante habitual ver montagens de XC novas com guiadores que chegam aos 760 mm, até mesmo modelos com 780 mm, medidas que são típicas do enduro e do downhill, por exemplo.PUB As vantagens principais: Um componente mais largo torna-se mais eficaz na hora de ir mudando de direção e evitando os obstáculos que nos saem ao caminho. Os movimentos podem ser mais amplos. isto torna a direção menos “nervosa”, permitindo errar um pouco mais. A bicicleta “perdoa” um pouco mais, por assim dizer, tornando a prática mais segura. A nossa posição em cima da bicicleta passa a ser mais “dominante”, o que nos dá um controlo maior nas descidas e mais estabilidade nos trilhos técnicos. Qualquer imprevisto nos trilhos que dê origem a uma boa “sacudidela” da direção será mais fácil de corrigir e controlar, já que o componente em si é maior, mais largo. Guiadores mais estreitos Apelidamo-los de “estreitos” para fazermos a diferenciação dos que são efetivamente largos, passamos a redundância, falando de medidas entre os 700 e os 720 mm. É curioso vermos que alguns atletas dos circuitos mundiais de XC estão a usar guiadores com estas dimensões de largura, quando nenhum dos fabricantes instala de origem nas novas bicicletas modelos como esses, pelo menos nas versões de média e alta gama.PUB As vantagens principais: Um guiador mais estreito não nos traz aqueles problemas de não conseguirmos passar nos trilhos mais fechados e mais estreitos, com vegetação, árvores ou outros obstáculos de um lado e de outro. Com guiadores largos por vezes temos de desmontar para não batermos com a extremidade de um dos punhos, certo? Já nos aconteceu várias vezes… Os guiadores mais estreitos são mais reativos. Ou seja, desde que a nossa técnica esteja em bom nível, vamos conseguir ter mais rapidez e capacidade imediata para reagir perante alguns obstáculos e alguns erros/imprevistos de condução da bicicleta. Os ciclistas mais baixos sentem-se mais à vontade com um guiador mais estreito e que “encaixa” melhor no seu comprimentos de braços… Em suma… Como quase sempre dizemos (e não nos cansamos de repetir), este tipo de “dúvidas” deve ser desfeito com a experiência: experimentar e testar uma bike com um guiador mais largo antes de tirar conclusões e tomar decisões. Confessamos que preferimos o controlo extra trazido pela nova tendência de guiadores para XC mais largos, mas aconselhamos a que não te deixes levar por modas, mas sim pela teu gosto pessoal e pela situação em que te sentes melhor… Hoje em dia há quem use uma bicicleta claramente orientada para XC para dar voltas um pouco mais exigentes e para fazer um pouco de tudo nos trilhos, pelo que esta largura maior de guiador faz todo o sentido. Depende do perfil de cada um e do que vamos fazer em cima da bicicleta. Tirando isso, talvez o seguinte ditado consiga resolver o problema dos mais indecisos: “é no meio que está a virtude”… Discussão de ciclismo: estão as categorias das bicicletas a ‘canibalizar-se’? PUB
Vídeos O ‘regresso’ da ‘princesa’ Tahnée Seagrave! [com vídeo] Um documentário que mostra como a britânica Tahnée Seagrave está a voltar à competição na Taça do Mundo de downhill. Uma produção da ... Por GoRideHá 2 horas
Bikes Wilier Supersonica SLR: uma ‘cabra’ acima de 27.000 euros?! Desenvolvida com Stefan Küng e a Groupama-FDJ, a Wilier Supersonica SLR é a nova bicicleta de contrarrelógio e triatlo da marca italiana. Por GoRideHá 4 dias
Bike Check A Canyon Inflite CF SLX de Mathieu Van der Poel, a ‘campeã’ do mundo! Matheiu Van der Poel entrou na temporada de ciclocrosse a vencer aos comandos da sua Canyon Inflite CF SLX. Vamos aos detalhes! Por GoRideHá 5 dias
Eventos UltraMaratona dos Templários 2025 com percursos para gravel e BTT A Ultramaratona dos Templários apresenta quatro distâncias no total, duas para BTT e duas para gravel. Vê aqui os percursos. Por Rafael Prazeres26 de Dezembro, 2024
Bike Check Bike Check: Giant Defy Advanced E+ Elite 0 Pode não parecer, mas esta Giant Defy Advanced E+ Elite é mesmo uma bicicleta elétrica com bateria de 400 Wh. Vejamos mais... Por GoRide24 de Dezembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024