Richie Porte prepara-se para a última temporada da sua carreira em 2022. O australiano, que em breve completará 37 anos – no dia 30 de janeiro – continua determinado a ter um bom desempenho na derradeira época competitiva com as cores da Ineos Grenadiers, ainda que a habitual pressão dos resultados não prevaleça no próximo ano.

PUB
Specialized Levo

“A única coisa que a equipa [Ineos] quer é que eu aproveite o último ano, e esse é também o meu plano. Ainda quero ser competitivo porque não quero sentir que estou a perder tempo, quando poderia estar a tê-lo em família”, explica, Porte, que é pai de dois filhos.

Para a última temporada, Richie Porte tem alguns desejos, o principal é vencer o Tirreno-Adriático, uma das grandes corridas de uma semana que falta no seu palmarés. Mas também voltar ao Giro da Itália, em que não participa desde 2015.

“Se lá [ao Giro] pudesse regressar, seria um sonho. É uma prova de que sempre gostei”, confessa o australiano, que na edição de 2010 da corrida italiana foi sétimo da classificação geral e ainda o melhor jovem, então na primeira grande volta da sua carreira.

Se por um lado, Porte ambiciona participar do Giro pela quarta vez, por outro, renuncia desde já ao 12.º Tour de França. Desse modo, o terceiro lugar, ainda recente (em 2020), manter-se-á como o seu melhor resultado de sempre na Grande Boucle.

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!