Estamos no inverno e escurece cada vez mais cedo, certo? Ontem, 21 de dezembro, foi mesmo o dia mais pequeno do ano… Por isso, andar de bicicleta à noite é algo tipo como normal nesta altura por quem não dispensa o treino ao longo de todo o ano.

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No entanto, nunca é demais referir que pedalar fora de casa e com pouca luz requer uma série de atenções e cuidados que são absolutamente “obrigatórios” para que estejamos sempre em segurança.

E é por isso que deixamos neste artigo as nossas reflexões e pontos a ter em conta nesses momentos. Tudo para que as tuas voltas noturnas sejam mais seguras e continuem a ser divertidas, claro!

Andar de bicicleta à noite: normas de circulação?

Existem e são vitais. E a mais importante, eventualmente, é que devemos circular sendo visíveis por outros veículos e peões a pelo menos 150 metros de distância. Nesse sentido, relembramos que dizem as regras e o bom sendo que…:

  • Se circularmos em túneis, zonas subterrâneas ou à noite, é obrigatória a utilização de um sistema de iluminação com luz frontal de cor branca e luz traseira de cor vermelha.
  • Em relação ao equipamento do ciclista, devemos utilizar na estrada roupas e acessórios com partes refletoras e que nos tornem visíveis perante os outros utilizadores da via.
  • Devemos intensificar ainda mais a sinalização das manobras que realizamos. Esta é uma regra fundamental para circular tanto de dia como de noite, mas nestes momentos “menos iluminados” torna-se mais importante ainda.

Para vermos bem…

De noite ou até quando somos surpreendidos com um repentino escurecer do tempo, devemos ter sempre os itens certos instalados na bike. Na frente devemos ter uma luz branca que à noite permite vermos o melhor possível e de dia sirva também como luz de presença, por exemplo.

Há luzes que incluem um modo intermitente à frente, como bem sabemos, mas a andar à noite o melhor é não o utilizarmos, pois pode causar encadeamento aos outros utilizadores da via.

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Os parâmetros que podemos ter em conta na escolha de uma luz para a frente:

Fluxo da luz

É a quantidade de luz percebida pelo olho, vinda de determinada fonte. Também a podemos definir como a quantidade de luz emitida por uma fonte. Mede-se em lúmens, quantos mais, mais forte é a projeção de luz, à partida. A quantidade de lúmens que nos interessam são os emitidos pela lâmpada ou conjunto de lâmpadas (que compõem a luz).

Eficácia da luz

Indica a quantidade de luz emitida em relação à energia consumida. Esta relação expressa-se em lúmens por watt (lm/W).

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Iluminação

Mede a quantidade de fluxo luminoso que incide sobre uma superfície (geralmente o metro quadrado). A unidade de medida é o lux: 1 lux = 1 lúmen / m2.

Potência

É o consumo de energia elétrica medido em watts. Ainda que a potência possa dar-nos uma ideia da quantidade de luz emitida, este não é um parâmetro especialmente importante na escolha da luz.

Estas definições são as que, teoricamente, nos podem dar uma ideia da potência de um foco de luz. Mas quase tão importante como estes é a qualidade dos refletores integrados nas lâmpadas, uma vez que serão estes em grande parte as responsáveis pela largura e comprimento do feixe de luz.

Na alimentação da luz, encontramos as típicas pilhas AA e AAA, as pilhas de tipo CR e as baterias de lítio recarregáveis por ligação USB. Estas últimas são as mais recomendáveis, já que nos livramos das pilhas e a facilidade em restaurar a energia é maior. É imprescindível verificar a bateria antes de qualquer saída (ou então levar pilhas suplentes).

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Proteger os olhos

Este é um ponto a que damos grande importância também de dia… À noite, além de todo o tipo de vantagens trazidas pelos óculos normalmente, não esqueçamos que muitos são os insetos atraíos pela luz e que podem embater-nos nos olhos.

Dependendo se começamos a andar de dia ou de noite, podemos escolher diferentes configurações de óculos. Por exemplo, lentes baseadas em cristais fotocromáticos são boas aliadas nas voltas que começam de dia, atravessam o por do sol e terminam de noite.

No artigo que publicámos recentemente sobre este assunto encontras mais informações úteis. Mas ressalvamos que uns óculos com lentes transparentes são sempre uma boa opção para andar de bicicleta à noite. A maior parte dos modelos de gama alta inclui lentes suplentes sem coloração.

Para sermos vistos… 

Quase tão importante como vermos bem é ser vistos na estrada. Grande parte da nossa segurança a andar de bicicleta à noite depende disso! E podemos destacar vários aspetos a este nível.

Iluminação traseira

Além de ser obrigatório, é essencial ser visto pelos veículos que seguem atrás de nós. E também aqui sugerimos que não se use o modo intermitente da luz traseira, da mesma forma que podemos complementar a luz instalada no espigão do selim, habitualmente, com uma luz mais pequena colocada na parte de trás do capacete.

Roupa refletora

De que serve levarmos luzes se depois a nossa roupa é toda escura? Pode ser vital termos elementos refletores também em certas partes da bicicleta. Se o equipamento tiver secções com elementos refletores, mellhor ainda.

Partes em movimento

Podemos aproveitar as partes do nosso corpo que estão em movimento durante a atividade para chamar à atenção. Exemplos? Sapatos com cores mais claras, meias mais vistosas e até fluorescentes, casacos com elementos refletores nas zonas dos braços…

Preparação para a noite 

Além das luzes, há outros aspetos a considerar e a salvaguardar numa volta à noite:

Agasalha-te!

É preciso proteger o corpo contra as baixas temperaturas da noite. É importante levar um casaco ou algo mais quente e que nos mantenha na temperatura certa a cada momento.

Percurso

Temos de sair de casa com a perfeita ideia da volta que vamos dar. À noite o nosso sentido de orientação pode ser menor e pode ser mais fácil perdermo-nos, pelo que é aconselhável escolher um percurso que já conhecemos. E dar a conhecer a outra pessoa esse percurso, como segurança.

Bicicleta e respetiva manutenção

Ter que parar para arranjar algo durante uma volta à noite não é agradável. Se fizermos uma manutenção correta da bicicleta ao longo do tempo, é mais improvável que isto nos aconteça. Tubeless, fitas internas, líquido antifuro: devemos tentar evitar os furos o mais possível.

Em jeito de conclusão, deixamos uma nota final: a andar de bicicleta à noite (tal como de dia!), a regra mais importante de todas é o bom senso! Cabe a cada um de nós perceber de que forma podemos melhorar a nossa visibilidade na estrada e o modo como os outros nos avistam. Depende de ti.

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