O Gerês Granfondo, “o mais mítico dos Granfondos portugueses”, segundo a definição do seu organizador, Bikeservice, apresentou a nona edição, que se realizará no dia 5 de junho de 2022, como é tradição, com partida e chegada na Vila do Gerês. As inscrições já estão abertas.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O Granfondo do Gerês combina tradição e renovação num percurso de 131 quilómetros de extensão e mais de 2700 de desnível acumulado, assemelhando-se ao da edição de 2017, incluindo as subidas das Cerdeirinhas, Cabreira, Contim e os muros de Pincães e Ermida. Haverá igualmente as distâncias menores, Mediofondo (87 km) e Minifondo (57 km).

O evento principal tem um traçado que, na sua fase inicia, dirige-se a Terras de Bouro, após o que seguirá a primeira subida categorizada (2.ª), Cerdeirinhas, desde a Barragem da Caniçada mas por uma vertente diferente da que foi ascendida na edição de 2017 (esta, mais curta, tem 5 km a uma inclinação média de 6,6%) e levará ao topo (km 22), na Nacional 304.

A rota segue, então, para Vieira do Minho, e até à segunda ‘montanha’ da jornada, Serra da Cabreira (2.ª categoria), mais dura, com 5 km a 7,9% (km 35). Depois da descida haverá uma fase menos irregular do relevo, longa (até ao km 77), onde se inicia a subida de Contim (7 km a 4,5%), junto à Barragem dos Pisões.

A fase final inclui os também já conhecidos muros (Pincães: 2 km a 10%, mas o primeiro a 11,6%) e Ermida (3 km a 6,5%, mas com o de arranque a terríveis 11,8 km). A ligação à meta faz-se, igualmente, em subida (2 km a 4%), de regresso à Vila do Gerês.

PUB
Beeq

Mais info:

geresgranfondo.com

Também vais gostar destes!