Velo d’Or, ou Bicicleta de Ouro, prémio equivalente do ciclismo à Bola de Ouro do futebol, atribuído pela revista francesa Vélo Magazine em parceria com o jornal francês L’Equipe e o organizador do Tour de França ASO, foi este ano para Tadej Pogacar, vencedor do Tour (a segunda edição consecutiva) e das clássicas monumentos, Liège-Bastogne-Liège e Giro da Lombardia. O esloveno da UAE Emirates, de apenas 23 anos, já atingiu a 30.ª vitória na carreira.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Esta prestigiada distinção, que é decidida por um júri de especialistas em ciclismo, atribuiu a segunda posição a Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que conseguiu a sua terceira vitória consecutiva na Vuelta a Espanha, além de 12 vitórias durante a temporada, incluindo o contrarrelógio olímpico, chegando aos 60 triunfos na carreira.

Em terceiro ficou o companheiro de equipa de Roglic, Wout van Aert, que teve uma época excecional, mas falhou alguns dos seus maiores objetivos. As três etapas do Tour de França foram o seu ponto alto da temporada: o belga venceu uma etapa de montanha, a dupla ascensão ao Mont Ventoux, um contrarrelógio individual e a cobiçada etapa final, nos Campos Elíseos, ao sprint.

Também vais gostar destes!