Que o gravel está na moda já não é novidade para ninguém. Tudo o que é preciso fazer é analisar a quantidade e a qualidade das muitas bikes do género que já existem, perceber que tipo de voltas de gravel damos e escolher o que mais se adequa ao nosso perfil (e carteira!). E a nova Orbea Terra 2022 é uma das hipóteses mais recentes.

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A Orbea já disponibiliza o modelo Terra há alguns anos. Trata-se de uma bicicleta de gravel com bastante “personalidade” e que ao longo do tempo tem vindo a sofrer alterações para que se mantenha em “boa forma”. E agora isso acontece melhor que nunca, com o quadro OMR de fibra de carbono no centro das atenções.

Em busca do máximo rendimento?

É o que perseguem todas as marcas de topo aquando do desenvolvimento de uma nova bike, certo? A Orbea procura aqui o “equilíbrio entre rigidez e conforto”, diz, até porque não nos podemos esquecer que muitos dos trilhos de gravel que percorremos são os mesmos onde passam as BTT.

O novo quadro tem um redesign do tubo do espigão de selim, economizando materail na união ao pedaleiro, o que o torna mais curto e inclinado para trás. Isso, combinado com um espigão de 27,2 mm, promete filtrar melhor as  irregularidades do terreno e atribuir ao ciclista uma posição mais cómoda.

A geometria é mais “descontraída”, preparando a bike para as partes a descer e para sectores mais rápidos a rolar, também. O centro de gravidade está agora mais baixo, com escoras mais curtas (420 mm) para elevar a reatividade ao pedalarmos.

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A forqueta (com uma estrutura monobloco em carbono OMR), por sua vez, tem um novo design com braços mais longos e mais flexíveis, garantem. O clearance da nova Orbea Terra 2022 é assim maior, permitindo a instalação de pneus de até 700×45 ou 650×50.

Em destaque está também o compartimento de armazenamento Lockr que está debaixo da grade de bidon. “Podemos ali guardar uma câmara de ar, um cartucho de CO2 e o sinfulador, e outras ferramentas necessárias. A extração deste material é simples e fácil, além de podermos ali colocar também, num espaço próprio, uma barra energética ou a chave do carro”, afirmam os responsáveis da marca.

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A Orbea Terra conta também com sistemas de suporte (furações no quadro) para até três bidons e guarda lamas.

Modelos monoprato ou duplos

O quadro que está preparado para um pedaleiro monoprato (modelos IX) ou para dois pratos, o que permite montar gamas diferentes e diversificar o tipo de utilização. No total estão disponíveis seis versões, três com cada um destes tipos de conjuntos de transmissão.

Orbea Terra M21e Team IX

No topo da gama, a Orbea Terra M21e Team IX (4.999 €) integra a transmissão eletrónica Sram Force XPLR AXS 1×12 e umas rodas Fulcrum Rapid Red 500. Os restantes componentes combinam com estes pontos fortes, muitos deles sendo de marca própria Orbea (série OC).

Nas versões de prato duplo, a mais bem equipada é a Orbea Terra M20i Team (4.599 €), que também recorre a um grupo eletrónico, neste caso o Shimano GRX Di2 2×11.

Orbea Terra M20i Team

Mais abaixo na escala de preços e equipamento temos a Orbea Terra M30 Team IX (2.899 €), com transmissão Shimano GRX 1×11, e, com prato duplo, a M30 Team (2.999 €), com transmissão Shimano GRX 2×11.

Por favor confere as especificações de todos os modelos disponíveis no site oficial da Orbea, que também é loja online.

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Outro ponto importante é a disponibilidade da Orbea Terra no programa MyO da marca. Tal como praticamente todas as outras bikes da Orbea, este sistema permite-nos selecionar várias versões, estéticas, acessórios e componentes a adicionar à nossa versão base preferida e assim configurar a bike a gosto.

Cores do quadro, guiadores, rodas, selins, pneus, transmissão e muito mais. Os preços, esses, variam em função do que vamos modificando ou adicionado à Orbea Terra 2022. Ou seja, podemos ter uma nova gravel toda “kitada”!

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