Sergio Higuita vai transferir-se em 2022 para a Bora-Hansgrohe, mas ainda tem contrato com a EF Education-Nippo até ao último dia do corrente ano e por isso está obrigado a competir e a treinar em bicicleta de estrada da marca que patrocina a equipa norte-americana, a Cannondale.

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No entanto, o corredor colombiano decidiu, alegadamente à revelia da sua entidade patronal, antecipar a mudança de bicicleta e utilizou uma Specialized Tarmac S-Works da Bora antes da data estabelecida no contrato de trabalho.

Em imagens captadas no Giro de Rigo, evento promovido pelo ainda companheiro de equipa e compatriota, Rigoberto Uran, Higuita Specialized com as cores personalizadas Bora-Hansgrohe, em plena pedalada, ao lado do também colombiano Dani Martinez, da Ineos Grenadiers.

“Reconhecemos que Sergio precisa de tempo para se adaptar à sua nova bicicleta, que utilizará na próxima temporada. No entanto, os corredores costumam solicitar autorização antes de usar novas bicicletas e equipamentos em estágios e em locais não públicos, que a equipa geralmente concede”, afirmou um porta-voz da EF Education, à Cyclingnews.

“Além disso, os atletas que estão de saída da nossa equipa podem utilizar bicicletas ‘descaraterizadas’ da nova equipa após a última corrida WorldTour da temporada”, acrescentou a mesma fonte àquele site.

“No entanto, não foi esse o caso de Sergio, que não respeitou os parceiros que ainda o patrocinam. Como resultado, a equipa enviou um aviso de rescisão imediata do seu contrato. Em última análise, esperamos trabalhar com Sergio para chegar a uma solução amigável”, anunciou o porta-voz da formação norte-americana.

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Higuita, 24, assinou contrato com a EF Education-Nippo em 2019. O colombiano venceu uma etapa da Vuelta a Espanha nesse ano e terminou em segundo lugar da classificação geral na Volta à Califórnia. Em 2020, Higuita foi terceiro no Paris-Nice e desde então esteve várias vezes entre os dez primeiros lugares em etapas e provas montanhosas.

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