Jan Ullrich falou publicamente pela primeira vez desde que sofreu um esgotamento nervoso em 2018, revelando que esteve próximo de sofrer os mesmos sintomas que levarem à morte Marco Pantani. O antigo corredor alemão conta como entrou numa espiral descendente após uma série de acusações por condução sob efeito do álcool, agressões físicas e adições várias.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O vencedor do Tour de França de 1997 diz-se recuperado, de volta ao mundo do ciclismo e descreveu o processo durante uma visita de Lance Armstrong a Maiorca.

Armstrong e Ullrich foram os maiores rivais em competição no auge de suas carreiras, mas depois de ambos terem caído em desgraça devido ao envolvimento em casos de consumo de substância dopantes tornaram-se amigos, depois de o norte-americano ter auxiliado o alemão durante as suas depressões profundas e recaídas. Lance Armstrong viajou para a Europa em agosto de 2018 para tentar ajudar Ullrich depois deste ter sido detido e posteriormente internado num hospital psiquiátrico.

“Há três anos tive grandes problemas e vieste ver-me [dirigindo-se a Armstrong]. Fiquei muito feliz por ter vindo. Eu estava a caminho de me tornar outro Marco Pantani… estava quase morto”, disse Ullrich durante um momento emocionante no podcast The Move de Armstrong, gravado em Maiorca, com George Hincapie e Johan Bruyneel.

“Então, o que sucedeu é que consigo recupera-me e sinto que tenho bons amigos. Tu e eles [referindos a Armstrong e aos restantes interlocutores) trouxeram-me de volta à vida. Agora estou muito feliz”, afirmou Jan Ulrich.

PUB
Beeq

Ullrich admitiu que abdicou de tudo o que o ajudava a sentir-se bem. “Andar de bicicleta é bom para mim. Sair com os amigos. Amor. Os meus filhos, a minha família. Tinha esquecido tudo isso. Esse era o meu problema”, disse o germânico, antigo campeão mundial de contrarrelógio.

Ullrich e Armstrong envolveram-se em escândalos de doping no final das suas carreiras. Ullrich foi implicado na investigação de doping sanguíneo da Operação Puerto, em Espanha, e Armstrong acabou por confessar dopagem sistemática após uma investigação da agência norte-americana antidoping (USADA) e as suas sete vitórias no Tour foram apagadas dos registos.

Neste reencontro, Ullrich e Armstrong fizeram uma saída de bicicleta em Maiorca. Armstrong, que recentemente completou 50 anos, disse o seu antigo adversário o fez sofrer durante a volta na ilha espanhola. “Deus deu-me este corpo e talento. Comigo é nada ou a fundo. Treino todos os dias e bebo muita água”, disse o antigo corredor da Deutch Telekom e da Bianchi.

“Parei de beber álcool e de tomar drogas há três anos. Agora tenho hábitos muito saudáveis, a minha namorada cozinha só alimentos saudáveis. Isso devolveu-me a boa forma e as boas sensações”, explicou.

Por seu lado, Lance Amstrong mostrou a sua satisfação pela recuperação do amigo. “Tu mudaste drasticamente a minha vida, desafiando-me como homem”, disse Armstrong no podcast, reconhecendo a importância de antiga rivalidade, e agora da amizade, com o Ullrich.

PUB
Cube Stereo ONE

“Passamos por um tempo louco e um tempo lixado e vivemo-lo de forma diferente. Mas estamos aqui e temos-te de volta, em forma e saudável. Este é certamente um dos acontecimentos do meu ano”, declarou Armstrong.

Também vais gostar destes!