Os títulos mundiais de Short Track (Pista Curta – XCC) foram atribuídos na noite de quinta-feira em Val di Sole, Itália. Sina Frei, da Suíça, conquistou o título feminino e entrou para a história como o primeiro campeã mundial de Short Track, enquanto Christopher Blevins, dos Estados Unidos, obteve a medalha de ouro masculina, o primeiro americano a vencer uma prova de cross-country desde John Tomac, em 1991.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Embora o XCC faça parte das provas da Taça do Mundo há alguns anos, antes limitava-se a consistir na qualificação para a ‘grelha’ de partida no evento principal de XCO. Este ano é o primeiro em que é um evento autónomo, tanto na Taça do Mundo, como no Campeonato do Mundo, com atribuição dos respetivos títulos masculino e feminino.

Frei supera Richards

Na corrida feminina, a luta pelas medalhas restringiu-se rapidamente a seis corredoras – as três medalhadas olímpicas suíças – Sina Frei, Linda Indergand e a campeã olímpica Jolanda Neff, além de Evie Richards (Grã-Bretanha), Pauline Ferrand Prevot (França) e Rebecca McConnell (Austrália). O sexteto rodou junto até a última volta, quando primeiro McConnell e depois Neff acabaram por perder terreno para as restantes quatro.

Chegando aos 250 metros finais, foi uma batalha entre Frei e Richards para obter a melhor trajetória na curva final de 180 graus, a 100 metros da linha de chegada. Frei saiu primeiro e segurou a vantagem perante Richards, enquanto Ferrand Prevot teve de se contentar com o terceiro posto.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

“O final foi muito apertado com a Evie. Estou feliz por ter vencido aquele sprint brutal”, declarou Sina Frei, primeira campeã mundial de XCC Pista Curta.

Ataque final vale ouro a Blevins

Na corrida masculina, só à volta 5 (de 8), começou a definir-se os candidatos, reduzidos a sete – Christopher Blevins (Estados Unidos, Henrique Avancini (Brasil), Max Brandl (Alemanha), Ondrej Cink (República Checa), Alan Hatherly (África do Sul), Filippo Colombo (Suíça) e Martins Blums (Letónia).

Então, Cink ataca, levando Avancini, mas o resto do grupo (exceto Blums e Colombo, que perderam andamento) alcança o checo e o brasileiro à penúltima sétima volta. É a vez de Brandl fazer o seu movimento, que lhe permitiu ganhar algum terreno que pareceu decisivo. No entanto, Avancini e Belvins moveram uma perseguição bem-sucedida ao alemão, alcançando-o já muito perto do final.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Fez-se uma ligeira pausa na ação, até que Blevins atacou, abrindo alguns metros antes da última curva e, em seguida, lançou-se num sprint irresistível, para vencer com autoridade a corrida e conquistar a medalha de ouro. Avancini venceu a corrida pela prata à frente de Brandl.

“Cresci a competir em pistas curtas e há alguns anos sonho com esta corrida”, disse Blevins. “Não sabia se teria hipóteses contra estes adversários, mas tentei ficar concentrado, não cometer erros e esperei pelo final”, conclui o estado-unidense.

Também vais gostar destes!