O mês de Abril é a antecâmara para as grandes voltas, pois é logo em Maio que chega o Giro… Mas atenção que este é também um mês repleto de grandes provas de ciclismo que podemos ver na televisão em direto!

PUB
Nova Trek Top Fuel

O expoente máximo dos momentos do ciclismo em Abril é a Paris-Roubaix, o mítico “Inferno do Norte”, no dia 13. Mas há mais “monumentos” este mês, mais concretamente três. Mas olhemos para tudo o que se vai passar em Abril.

Aqui fica então um bom lote de provas de ciclismo agendadas para abril, todas elas com transmissão em direto para Portugal nos canais Eurosport ou na plataforma Max. E nos sites oficiais de cada prova, links abaixo na lista, há sempre muito para fazer e ver em direto enquanto as corridas decorrem.


2 abril | Dwars door Vlaanderen | Bélgica

A Dwars door Vlaanderen, ou Across Flandres (Através da Flandres), é a primeira das clássicas na semana das clássicas naquela região belga, e talvez seja o último grande teste antes da Volta à Flandres. Matteo Jorgenson tentará defender o título do ano passado, com a presença também de Wout van Aert, Pedersen, Milan e Philipsen. Na corrida feminina, a atenção poderá estar centrada em Marianne Vos, Lotte Kopecky, Elisa Longo Borghini e Puck Pieterse.

Crédito da foto: www.ddvl.eu

São 184 km com dez subidas e sete setores de empedrado para os homens e 128 km, sete subidas e seis setores de empedrado para as senhoras. Ambas as corridas partilham o final tradicional, com passagens duplas por Nokereberg e Herlegemstraat, e o atravessamento da zona de fãs HippoLoggia.


6 abril | Volta à Flandres | Bélgica

No seu nome original, Ronde van Vlaanderen, neste caso a edição de 2025, que fecha a semana de ciclismo e se assume como o segundo “monumento” da época. Em 2024, quem venceu? Mathieu van der Poel, quem mais? Mas este ano há… Pogacar! Tal como acontece com a Paris-Roubaix, este embate promete!

PUB
Orbea Genius Dealers

Crédito da foto: www.rondevanvlaanderen.be

Não é o Inferno do Norte, mas anda lá perto, já que ao longo dos 260 km desta corrida de um dia não faltam setores de pavé e subidas de enpedrado daquelas que “dói” só de ver subir. Isto sem falar do eminente risco de queda… A não perder!


7-12 abril | Volta ao País Basco | Espanha

Na 4ª etapa da edição da Volta ao País Basco do ano passado deu-se a terrível queda conjunta que enviou para o hospital e atrasou fortemente a prepração de vários nomes importantes do pelotão World Tour, com especial destaque para Jonas Vingegaard, que ficou bem “amassado” nesse dia.

Vingegaard recorda queda no País Basco: “Pensei que iria morrer”

PUB
Orbea Genius Dealers

Temos a certeza que este ano não acontecerá o mesmo e que o espetáculo do ciclismo regressa da melhor forma ao País Basco, em Espanha, para mais uma edição desta corrida por etapas. Quem seguir com atenção? O “nosso” João Almeida, que à partida irá liderar a UAE Emirates na prova.

Transmissão em direto para Portugal nos canais Eurosport e na plataforma paga Max.


13 abril | Paris-Roubaix | França

Já tanto se falou da Paris-Roubaix que a corrida dispensa apresentações, certo? Mas o grande atrativo este ano está no facto de van der Poel estar prestes a ter um concorrente à altura para disputar o primeiro lugar…

Isto porque está confirmado que Tadej Pogacar corre a Paris-Roubaix 2025! Após semanas de rumores, a UAE Emirates XRG oficializou a novidade e que Pogacar iria falhar a E3 Saxo Classic e a Ghent-Wevelgem para estar presente na Volta à Flandres e no Inferno do Norte!

Oficial: Tadej Pogacar corre a Paris-Roubaix em 2025

Transmissão em direto para Portugal nos canais Eurosport e na plataforma paga Max.


20 abril | Amstel Gold Race | Holanda

Bela corrida, a Amstel Gold Race, sendo a única corrida de um dia nos Países Baixos com o selo WorldTour. E confessamos que gostaríamos de ver repetir-se a vitória do ano passado, que foi para Tom Pidcock, que agora estará presente, mas pela sua nova equipa Q36.5.

PUB
Cube Stereo ONE

Tom Pidcock vence Amstel Gold Race

Mas há muitos outros “peixes graúdos” na estrada a 20 de abril, a começar por Pogacar, pois a UAE Emirates convocou o seu astro para esta prova. Poderemos ainda ver nesse dia Remco Evenepoel, Julian Alaphilippe, Wout Van Aert…


23 abril | La Flèche Wallonne | Bélgica

A primeira das clássicas das Ardenas, que normalmente acontece a meio da semana entre a Amstel Gold Race e a Liége-Bastone-Liége, com 205 km para percorrer no mesmo dia. Vale a pena visitar o site oficial para ficar a conhecer o percurso.

Crédito da foto: www.la-fleche-wallonne.be

Curiosidade: Alejandro Valverde é um dos sete ciclistas com vitórias no mesmo ano nesta corrida e na Liège-Bastogne-Liège, e conseguiu fazê-lo por três vezes, em 2026, 2015 e 2017…


27 abril | Liège-Bastogne-Liège | Bélgica

Tadej Pagacar foi o vencedor do ano passado e este ano estará presente de novo para tentar renovar o título. Vamos ver como corre! Mas estarão lá também Tom Pidcock e Remco, para animar a competição nestes 254 km por estradas belgas.

Crédito da foto: www.liege-bastogne-liege.be

É praticamente o fecho da época das clássicas, dos “monumentos”, de tudo, pois a fechar abril já só se pensa no Giro, que vem logo em maio, certo? Mas ainda falta uma corrida por etapas bastante interessante e de que falamos abaixo: o Tour da Romandia.


29 abril – 4 maio | Tour da Romandia | Suíça

Também com transmissão na TV em Portugal, canais Eurosport, como já estamos habituados, a edição deste ano desta volta tem já atrativos para nós portugueses: Nelson Oliveira, com a Movistar, e, pela UAE Emirates, Ivo Oliveira e João Almeida.

Crédito da foto: https://www.tourderomandie.ch/

Mas há mais nomes prestes a serem confirmados e que se juntam a Gherain Thomas, por exemplo. O vencedor do ano passado foi Carlos Rodriguez, da INEOS Grenadiers, o que pode ser um índicio de que João Almeida tem aspirações à vitória final nesta corrida helvética.


 

Crédito imagem principal: Lusa / EPA / Teresa Suarez

Também vais gostar destes!