O gravel veio para ficar. Muitos previram uma vida efémera para este tipo de ciclismo. Erraram! É verdade que podemos pensar que as marcas estão a aproveitar este novo nicho para vender mais bicicletas e mais acessórios. Normal, já que os fabricantes vivem da venda seus produtos.

PUB
Beeq

Mas essa nova filosofia está mudar a pouco e pouco a forma de entender o ciclismo. A vertente de estrada tende a ser vista como conservadora e o maior atrativo é a própria atividade física. Diferentes modalidades de BTT (que se assumem menos conservadoras) têm a mesma atração, ao que se junta a interacção com o meio ambiente.

Fotografía por Kyle Stansbury / Gnarly Bay (Cannondale ‘High Road’)

Mas o gravel vai mais longe, explorando novas formas de entender este desporto: viagens, aventura, desafios pessoais, ajuda a terceiros…

Algumas marcas contam-nos diferentes histórias – na internet existem muitas e muitas para conhecer – e mostramos cinco aqui no GoRide. Se ainda não sentiste alguma atração pelo gravel, a ver vamos se não vais acabar por perceber que talvez seja irresistível experimentar…

Cannondale: High Road

Cannondale Presents: High Road

“‘High Road’ é uma história de resiliência, persistência e força.” E percebe-se esta explicação. São dois os protagonistas (cada um perdeu uma perna): Meg Fisher (corredora de paraciclismo) e Jack Berry, de apenas 14 anos, que nunca competiu de bicicleta e recuperou recentemente de uma batalha contra o cancro.

PUB
Specialized Levo

Ambos preparam-se para enfrentar um desafio local de gravel graças à defesa de Meg Fisher pela inclusão de uma categoria de paraciclismo. Ambos mostram-nos que há sempre uma razão para continuar a lutar e a andar de bicicleta.

Canyon: Ride in Recovery

Ride in Recovery: Using Bikes to Aid Opioid Recovery | OpiCure

A bicicleta pode ser de grande ajuda para pessoas com diferentes problemas. A OpiCure Foundation (criada pelos ciclistas profissionais, Griffin e Cullen Easter) tem a missão de usar a bicicleta e a comunidade do ciclismo como uma ferramenta de recuperação para pessoas que lutam contra o uso de opióides.

“Este ano, o programa ‘Rider in Recovery’ começou com uma pessoa e, através de uma parceria com a Belgian Waffle Ride, uma série nacional de provas de gravel, o programa pôde arrancar”, comenta a empresa alemã.

Orbea: Feel the Gravel (Orbea Factory Team)

Feel the Gravel | ORBEA FACTORY TEAM
PUB
Orbea Genius Dealers

“O gravel é algo que tem de se sentir e cada ciclista faz isso à sua maneira. Para algumas pessoas, é uma ferramenta para explorar e descobrir novos lugares, para outros, contudo, tornou-se uma desculpa perfeita para procurar novas aventuras. E para outros, o gravel é a busca constante por novos desafios.”

Com estas afirmações, a Orbea apresenta este vídeo para que se viva em primeira mão a experiência de uma corrida como a Ranxo Gravel (distâncias até 160 km), com Arnaud Jouffroy (Orbea Factory Team) como protagonista.

Specialized: Oregon Trail Gravel Grinder

Oregon Trail Gravel Grinder

O Oregon Trail Gravel Grinder é um dos eventos mais importantes no mundo do gravel, onde o companheirismo é essencial. São vários os protagonistas que mostram a sua experiência neste vídeo: Sarah Sturm, Sofia Gomez Villafane, Christopher Blevins, Russell Finsterwald, Howard Grotts e Ellen Campbell. “Cinco dias, quatro noites, 350 milhas [cerca de 563 quilómetros]…”, pode ler-se no site da prova.

Trek: The Good, The Bad, & The Gnarly

The Good, The Bad, & The Gnarly: Meet Trek's 2022 Gravel Riders

O gravel é uma experiência suprema e neste vídeo é possível comprová-lo. É que poderás sentir-te como protagonista do teu próprio filme. Amity Rockwell, Kiel Reijnen e Ruth Winder são as estrelas deste vídeo que tenta mostrar os benefícios das viagens em gravel, relembrando o popular filme ‘O Bom, o Mau e o Vilão’.

Também vais querer ler…

Competir nas Badlands 2022 com a gravel Crow Gravital UL [com vídeo]

PUB
Orbea Genius Dealers

Fotografia: Cannondale

Também vais gostar destes!