Não é por acaso que esta Cannondale Scalpel Carbon SE LTD Lefty anda a toda a velocidade e no limite na Taça do Mundo, nas Olímpiadas, etc, nas mãos do brasileiro Henrique Avancini

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É um verdadeiro espetáculo de boa resposta nos trilhos, com uma geometria que “casa” à primeira com qualquer nível de performande de qualquer BTTista e que faz virar a cabeça de todos os que gostam de XC.

Estamos a “puxar” um bocadinho por esta máquina, a filmar e a fotografar, claro, e em breve chega aqui ao GoRide.pt mais uma review completa. Temos a certeza que vamos encontrar na Cannondale Scalpel Carbon SE LTD Lefty 2021 um ou outro ponto menos conseguido, mas até lá aqui ficam coisas coisas que estamos a adorar na bike. 

1. Inevitavelmente, a Lefty…

Mais concretamente a Lefty Ocho Carbon 120, suspensão frontal, 120 mm de curso. É algo diferente e que é exclusivo da marca, ter apenas um braço de construção no amortecimento frontal. E é algo que não nos passa pelas mãos todos os dias…

É por isso que começamos sempre com uma margem de desconfiança quando começamos a cruzar trilhos com um novo modelo, todos os anos, tentando perceber que há decréscimo de performance.

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Mas não há. Nada. Pelo contrário, a sensação é fantástica, até porque a leitura do terreno é excelente, nada ficando atrás do formato mais convencional do componente. Também faz um grande trabalho a complementar a ação do amortecedor traseiro RockShox SIDLuxe Ultimate.

2. STASH Kit integrado

Está ali bem por baixo da grade de bidon mais central, sem quase darmos por ele. É um pequeno conjunto de chaves úteis para a manutenção de bike a meio de uma volta.

Não produz ruídos “chatos”, não vibra, não estorva. E também não interfere em nada na possibilidade de instalar duas grades e de transportar os respetivos bidons.

Ainda não foi preciso usar este item, mas é bom saber que está lá quando for preciso. A maior vantagem é não ter de levar uma mini ferramenta multiusos no bolso ou numa bolsa de selim, por exemplo.

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Pirelli

3. Travagem a surpreender…

Pela positiva, diga-se. O conjunto SRAM Level TLM tem discos de 180 mm à frente e 160 mm atrás e está a portar-se muito bem, eficaz e sem acusar fadiga mesmo ao fim de uns bons metros a descer e com forte uso dos travões.

Acompanha muito bem o grupo de transmissão X01 Eagle da mesma marca.

4. A leve robustez?

Uma pesagem inicial e à pressa, por assim dizer, mostrou-nos pouco mais de 11 kgs no ecrã da balança, o que não é extraordinário, mas é aceitável tendo em conta o tipo de bike aqui em causa.

Mas o que nos está a parecer bem é toda uma robustez que a bicicleta “transpira”. Não só nos vários componentes complementares, também no incrível quadro em carbono e no sistema FlexPivot.

A geometria é um pouco mais do mesmo, verdade seja dita, mas será isso algo menos positivo? Numa bike como esta, ainda para mais com provas dadas em competição, de certeza que não. Apesar de existir sempre espaço para evolução, claro.

5. Cockpit ‘no ponto’!

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Aqui também não há dúvidas: temos muito controlo com o guiador Cannondale 1 Riser em carbono e com 780 mm de largura.

Não há total ausência de cabos porque a transmissão não é eletrónica, mas também não há complicações e a frente é toda muito clean e equilibrada.

Os punhos de origem são uns ESI Chunky de silicone, um modelo sobre o qual não escondemos as nossas preferências assumidas.

Review completa e vídeo em breve!

Estamos mais uma vez a preparar um vídeo brutal para acompanhar esta nossa review à Cannondale Scalpel Carbon SE LTD Lefty. E há de novo surpresas neste campo do vídeo! Fica atento!

Até lá vamos continuar a explorar um pouco mais esta grande máquina da Cannondale, que surpreende a cada pedalada.

Mais info:

Vídeo oficial da Cannondale Scalpel Carbon SE LTD Lefty:

Scalpel: The New Cutting Edge

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