Podemos já revelar quais os nossos planos com duas bicicletas de gravel que temos neste momento connosco em teste: ver como se portam a Trek Checkmate SLR 7 AXS e a Trek Checkpoint SL7 AXS numa “aventura” de gravel que nos levará a percorrer umas boas centenas de kms!

PUB
Nova Mondraker Arid

Enquanto não vos apresentamos essa aventura, que servirá também como teste GoRide.pt a ambos os modelos, vamos revelando alguns “segredos” e mais-valias das bicicletas. A começar por esta Checkmate SLR 7 AXS.

Sabemos que a gama Checkmate é mais virada para a competição, para andar rápido, enquanto a gama Checkpoint mostra características mais adequadas ao endurance no gravel e ao bikepacking. A geometria Gravel Race da Checkmate mostra isso mesmo.

1. Guiador/avanço Trek Aero RSL Road

Um conjunto em carbono, integrado, e que ajuda a dar um aspeto fantástico à bicicleta, totalmente racing. Neste tamanho M, tem 80 mm de alcance, drop de 124 mm, 39 cm de largura, 42 cm de largura nos drops e avanço de 90 mm.

PUB
Garmin

2. Transmissão Force XPLR AXS D2

Sempre eficiente e agradável de manusear, este conjunto eletrónico da Sram. Neste caso, com medidor de potência integrado no pedaleiro de 40 dentes e com cassete 10-44t (12 velocidades).

3. Sistema Trek IsoSpeed

É o sistema que a Trek integra no quadro deste tipo de bicicletas (e de outros modelos, também) para absorver as vibrações que chegam do terreno. Já experimentámos o IsoSpeed e as sensações transmitidas, em resumo, é que a bicicleta se torna mais confortável. Mais informações aqui.

PUB
Cube Stereo ONE

4. Pontos de fixação no quadro

Apesar da Trek Checkmate apontar à competição, o que não faltam são pontos de fixação no quadro para montar grades de bidon e outros acessórios e bolsas. No “interior” do quadro temos três pontos de fixação e temos ainda outro na parte de cima do top tube. Na forqueta não há.

5. Rodas Bontrager Aeolus Pro 3V

Um par de rodas de alto nível, em carbono OCLV, tubeless Ready e com largura de 25 mm. Lidam muito bem com as “peripéricas” dos terrenos de gravel, contribuem para que esta Checkmate não passe dos 8,10 kg na balança (sem pedais e bagagem) e combinam bem com o clearance para pneus de até 45 mm.

Há muito mais para saber sobre este modelo, mostramos tudo daqui a umas semanas. Por fim, uma nota especial: a Trek diz que a Checkmate é a bicicleta de gravel mais rápida e leve que a marca alguma vez produziu. Concordamos.

Mais info:

Também vais gostar destes!