O gravel é sem dúvida uma das maiores apostas de todas as marcas para este ano de 2022, dando resposta ao facto de o mercado estar efetivamente a procurar este tipo de bicicleta. Um pouco nessa “onda”, são já várias as bicicletas de gravel testadas por aqui, mas, de forma um pouco surpreendente, esta Canyon Grizl CF SLX 8 eTap Suspension apresenta-se com suspensão à frente.
Este modelo em particular mostra alguns pontos bastante interessantes, seja para uns treinos rápidos durante a semana, seja para uma volta das grandes ao fim de semana. Entre estes pontos está a transmissão eletrónica que encontramos nesta versão, por exemplo…
Enquanto não chega a review completa à bike, deixamos por aqui os quatro aspetos que de momento nos parecem mais interessantes nesta Grizl. A começar pelo mais “óbvio”…
1. Amortecimento!
Antes de falarmos da presença de uma suspensão à frente, refira-se que o espigão de selim VCLS 2.0 CF também acaba por amortecer bastante os impactos que nos chegam do terreno.
Mas é a Rock Shox Judy Ultimate com 30 mm de curso que mais detaque assume, pois não é assim tão normal uma bike de gravel ter suspensão. Os braços e os ombros agradecem sempre que decidimos fazer mais de 100 kms seguidos com a Canyon Grizl CF SLX 8 eTap Suspension, acredita!
2. Transmissão Sram Force XPLR eTap
Outro dos destaque, inevitavelmente. O acionamento eletrónico da transmissão é algo fantástico também no gravel, claro, e o conjunto Sram Force XPLR eTap é exímio nisso, inclusive com um manípulo que permite mudar mais de uma mudança de uma vez só.
Aqui está uma combinação de um prato 40t com uma cassete 10-44t em 12 velocidades, algo que se revela bastante eficaz (mais nos estradões do que nos asfalto).
3. Binómio rodas-pneus
É preciso que não nos deixemos impressionar pelo perfil das rodas selecionadas para este modelo. As Reynolds ATR XDR em fibra de carbono têm 40 mm de altura, mas mostram-se em grande forma para enfrentar os terrenos mais acidentados.
Por outro lado, na estrada ajudam a Grizl a ganhar velocidade rapidamente, isto apesar de estarem presentes uns pneus bastante largos (45 mm) e com tacos altos. Assim, estes Schwalbe G-One Bite mostram-se adequados para o campo, com boa tração e resistência q.b.
4. A leveza do quadro CF SLX
Estamos a falar de um quadro (SLX) que foi foi pensado para aguentar uma utilização totalmente offroad. Mas ainda assim não chega a pesar 1 kg, fica-se pelos 955 gramas.
Isto permite que a bicicleta, no total, fique pelos 9,42 kg, peso que verificámos com a nossa balança. Tendo em conta que esta Grizl tem um bom “arsenal” (suspensão à frente, transmissão eletrónica, rodas um pouco mais aero…), parece-nos que esta peso é algo incrível de ver numa gravel e algo que permite acelerar depressa na bicicleta.
Review completa e vídeo em breve!
Já tivemos o prazer de experimentar uma Canyon Grizl de gravel (link mais abaixo), pelo que este modelo com suspensão frontal, além de ser algo fora do normal, por assim dizer, está a surpreender pela positiva.
Não percas em breve o vídeo que estamos a preparar durante as nossas voltas com esta bicicleta!
Mais info:
Também vais querer ler…