Não é apenas de estética que “vive” um ciclista… Por vezes deixamo-nos levar pelas aparências e, num acessório tão fundamental como os óculos de ciclismo, podemos até esquecer que se trata de um item de segurança em cima da bicicleta, pois protege-nos a vista e parte do rosto…

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É por isso que não podemos falhar na escolha deste tipo de equipamento, sendo que a tendência atual vai na direção dos óculos leves, mas de lentes grandes. E isto tanto na estrada como no gravel ou BTT. Além disso, ainda está bom tempo, calor até, e temos tendência para achar que os óculos são equipamento de verão. Mas são um pouco mais do que isso…

Usar os óculos de ciclismo por fora das correias do capacete. Porquê?

Pesquisámos um pouco online e também temos, inclusive, a nossa opinião. Usar as hastes dos óculos de ciclismo por fora das correias do capacete não é apenas mais uma moda. No caso do capacete bater no chão em caso de queda, a tensão das correias poderá fazer com que os óculos saltem e não fiquem presos no rosto e não se partam nessa posição. Apesar de também ser possível que alguns modelos possam proteger os olhos em caso de queda…

Agora sim deixamos alguns conselhos para quem procura escolher bem uns óculos de ciclismo, isto de acordo com a nossa esperiência pessoal…

Campo de visão e resistência a impactos

Antes de mais, é importante ponderar o tipo de ciclismo que praticamos, pois é bem possível que precisemos de mais do que um par de óculos, um para cada ocasião.

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Isto porque a vertente do ciclismo pode influenciar o tipo de lentes e respetiva qualidade necessária. Se passarmos o dia inteiro nas montanhas em florestas fechadas e com mudanças contínuas de luz, os óculos com lentes fotocromáticas podem ser os mais adequados.

Se, por outro lado, a tua “praia” é a estrada e percursos mais claros, luminosos e solarengos, óculos com boa proteção solar (incorporando também um efeito de espelho) podem ser os mais adequados. Além disso, andar na estrada significa andar mais depressa e geralmente com os olhos mais baixos, sendo que óculos sem armações mais baixas são opções mais indicadas, à partida.

O importante é que experimentes os óculos que estás a pensar comprar, “testando” bem o campo de visão. Nem todos os rostos são iguais, por isso nem sempre óculos com uma lente enorme têm de proporcionar uma grande visão. Testámos recentemente uns óculos Adidas Sport que, com duas pequenas lentes, apresentam um campo de visão bastante grande.

Quando experimentares os óculos, tenta olhar pelos lados das hastes, para verificares se a moldura impede que vejas bem e para constatar a eventual presença de pontos “cegos”. Porque na bicicleta não estamos sempre a olhar em frente.

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Se praticamos BTT, a resistência que podem ter contra impactos é algo importantes nuns óculos de ciclismo. As quedas aí podem ser mais frequentes… Exemplo: os óculos mais leves e com lentes grandes podem não ser os melhores para o enduro… Aliás, para as vertentes gravity há os óculos tipo máscara, opção com mais proteção mas com menos ventilação a baixa velocidade.

Conforto durante o uso

Logicamente, quando se experimentam os óculos é preciso verificar quão confortáveis eles são. É normal que penses em comprá-los online, mas neste ponto é vital que experimentes, pois até os melhores óculos podem não “encaixar” bem na cara de determinada pessoa. Podem “assentar” mal no nariz, nas orelhas…

Observa se a ponte na zona do nariz é mais ou menos rígida, se pode ser adaptada, se é amovível Verifica ainda as hastes, especialmente as extremidades: se têm ou não borracha ou se são flexíveis. Outro aspecto que proporciona conforto é se as hastas oferecem posições pré-definidas ou se o seu ângulo pode ser alterado.

Mas este ajuste não só tem de ser apenas em busca de conforto. É preciso ter a certeza de que os óculos se vão manter no lugar, por isso, quando os colocares, deves sentir uma certa “consistência” e sensação de “fixação” no rosto. Para que não caiam quando descemos na estrada ou no BTT…

As grandes dimensões de lentes, que permitem amplos campos de visão, podem fazer com que alguns óculos sejam praticamente incompatíveis com alguns modelos de capacetes… Assim, qual o problema de levares o capacete quando fores a uma loja experimentar uns óculos de ciclismo? Faz isso sem problemas. Desta forma podes ter a certeza de que não ficarão desconfortáveis quando os estiveres a usar com o capacete.

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Qualidade das lentes

Parece óbvio, mas a verdade é que nos deixamos levar pelos preços, naturalmente. Contudo, não devemos deixar que seja diminuida a qualidade de um elemento fundamental como as lentes. Se possível, claro, pois os orçamentos para a compra deste tipo de acessório pode ser limitado… Mas, atualmente, o requisito básico é que pelo menos as diretrizes mínimas de proteção estabelecidas pela CE sejam cumpridas.

Falamos das normas EN 166 e EN 172, que definem os requisitos básicos de proteção nuns óculos em termos de campo de visão, requisitos óticos, resistência, resistência ao desgaste, corrosão e ignição, bem como proteção contra a radiação solar.

Depois existem outros aspetos tais como os tratamentos que as lentes recebem e que as tornam componentes com maior ou menor desempenho. Isto leva a que os preços sejam mais ou menos elevados, naturalmente… Lentes com efeito espelhado, fotocromáticas, polarizadas…

É preciso verificar o uso que vamos dar aos óculos para escolhermos bem as lentes, mas note-se que também existem modelos de lentes amovíveis e substituíveis, por assim dizer. Alguns deles até incluem desde logo várias lentes, muitas vezes úteis perante diferentes condições meteorológicas….

Ventilação e leveza

Aqui, a questão da ventilação é muito importante, pelo que devemos atentar no sistema que cada fabricante inclui nos seus óculos, até nas armações, com o objetivo de não deixar embaciar as lentes com o frio, com a chuva, com a transpiração.

Por outro lado, a leveza é outros aspeto importante, e que anda até de mãos dadas com o conforto. Embora já tenhamos mencionado alguns detalhes a ter em conta para que os óculos sejam confortáveis, se estes forem também leves é normal que sejam ainda mais cómodos. Mas, quanto mais leves, mais caros…

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