Mathieu van der Poel fez três em três em corrida de ciclocrosse esta temporada. O campeão mundial da disciplina voltou a impor irresistível supremacia sobre a concorrência, ainda sem o arquirrival Wout van Aert, que deverá regressar na sexta-feira, e venceu mais uma vez isolado, esta quinta-feira, na 7.ª prova da Taça do Mundo, em Gavere, na Bélgica.

PUB
Fox Service

Contudo, o terceiro triunfo do neerlandês da equipa Alpecin-Deceuninck esta época foi o mais difícil. Num percurso exigente, bastante enlameado e desnivelado, forçando os corredores a frequentes apeamentos, Van der Poel demorou cerca de 20 minutos na corrida para se libertar dos adversários.

A partir de então, o sucesso do hexacampeão mundial de ciclocrosse não esteve em causa em momento algum, mas o domínio não foi tão esmagador como nas últimas partidas, o que se expressou numa vantagem menor, de 26 segundos, para o segundo classificado, o belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal), quando as duas vitórias anterior superara um minuto.

Após Vanthourenhout, que com o segundo lugar manteve a liderança da Taça do Mundo, com 170 pontos – mais 36 do que o compatriota Toon Aerts (Deschacht-Hens-FSP) – terminou o também belga Thibau Nys (Baloise Trek Lions). O top-5 ficou completo com Lars van der Haar (Baloise Trek Lions) e Emiel Verstrynge (Crelan-Corendon).

Após a corrida, Mathieu van der Poel reconheceu que, primeira vez desde o regresso às competições este inverno, sentiu dificuldades técnicas. “As condições do piso do percurso estavam muito difíceis para todos e a corrida tonou-se muito complicada. A lama foi ficando cada vez mais espessa, a certa altura era quase impossível atravessá-la”, afirmou o vencedor.

“Sem dúvida, cometi muitos erros. O Michael [Vanthourenhout] estava a colocar-me muita pressão, por isso fiquei satisfeito quando cruzei a meta…”, admitiu MVDP, antes de ser questionado sobre as expectativas para o primeiro embate com o rival Wout van Aert, na sexta-feira, na estreia do belga esta temporada, na quinta prova do troféu Exact Cross, em Loenhout, na Bélgica. “É habitual correr contra Van Aert, por isso estou ansioso. Veremos amanhã”, declarou Van der Poel.

PUB
Equipamentos GSG

Classificações:


Crédito das imagens: UCI_CX Twitter – https://x.com/UCI_CX/status/1872286322821664837/photo/1

Também vais gostar destes!