De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Partilha!Tweet Cinco pares que mostram a mesma bicicleta, equipamentos praticamente equivalentes e preços diferentes devido ao material que compõe o quadro. Vale a pena o investimento a mais? Em certas vertentes do ciclismo com o BTT ou a estrada, ter uma bicicleta com quadro em carbono é algo que já está assumido como sinónimo de trazer mais rendimento ao ciclista… Mas será que se passa o mesmo quando falamos de bicicletas de trail e/ou all mountain?PUB Leveza, capacidade de “absorção” de irregularidades no terreno, estética… São muitos os pontos em que o carbono leva vantagem junto das preferências dos utilizadores, apesar dos preços mais altos. Contudo, quem quer “abusar” um pouco mais em trilhos técnicos, bike parks, saltos e descidas talvez possa estar mais do lado do alumínio… Aí, o peso não importa tanto. A robustez conta mais, tal como a capacidade extra de alguns componentes para resistirem a impactos: suspensões mais “fortes”, rodas e pneus reforçados, espigões de selim telescópicos… Nas bicicletas de trail, all-mountain, enduro e downhill, por exemplo, é assim que tem de ser! Então, para os praticantes destas vertentes gravity, surge a dúvida: vale a pena a diferença do preço do material entre o carbono e o alumínio no quadro? Olhamos para a lista de especificações de dez bicicletas (em cinco pares da mesma marca) e deixamos algumas reflexões sobre modelos Cannondale, Canyon, Cube, Orbea e Trek. Cannondale Habit Waves (alumínio) vs Habit Carbon 3 (carbono) Entre estas duas bicicletas há uma diferença de apenas 400 euros, o que pode conduzir alguns utilizadores em direção à Habit Carbon 3 de carbono. Mas não queremos de forma alguma menosprezar essa diferença de valor, pois a quantia poderá ser um belo investimento em acessórios e componentes que tornem a Habit Waves mais adequada aos trilhos mais exigentes.PUB Cannondale Habit Waves // Quadro: SmartForm C1 Alloy // Suspensão frontal: Rockshox Yari RC 140mm // Amortecedor: RockShox Deluxe Select 130 mm // Transmissão: SRAM SX Eagle 1×12 // Travões: SRAM G2 R // Rodas: WTB ST i29 TCS // Pneus: (F) Maxxis Minion DHF, 29 x 2.5″ (T) Maxxis Minion DHR II, 29 x 2.4″ // Espigão de selim: Cannondale DownLow Dropper // Preço: 3.399 € Cannondale Habit Waves Cannondale Habit Carbon 3 // Quadro: Triângulo: BallisTec Carbon – Traseira: SmartForm C1 Alloy // Suspensão frontal: Fox Float Performance 34 140mm // Amortecedor: Fox Performance DPS EVO 130 mm// Transmissão: SRAM GX Eagle 1×12 // Travões: SRAM Guide R // Rodas: Stan’s NoTubes ARCH S1 // Pneus: (F) Maxxis Minion DHF, 29 x 2.5″ (T) Maxxis High Roller II 29 x 2.3″ // Espigão de selim: Cannondale DownLow Dropper // Preço: 3.799 € Cannondale Habit Carbon 3 Habit: For Mountain BikingWatch this video on YouTubePUB Mais informação: Cannondale Habit Canyon Neuron 7 (alumínio) vs Neuron CF 8 (carbono) Na geração de 2021 existia uma diferença de preço maior entre estes dois modelos da marca alemã, bem como componentes importantes que também diferiam. Agora, falamos de apenas mais 300 euros na versão em carbono. Mas há diferenças, apesar de não serem muito grandes. As suspensões são as mesmas, a transmissão da CF 8 é Shimano SLX (na 7 é XT) e as rodas da Neuron de alumínio também nos parecem mais adequadas. Nesta comperação pode ser normal os interessados optarem pela opção mais barata. Canyon Neuron 7 // Quadro: Alu 6061 // Suspensão frontal: Fox 34 Performance 140 mm // Amortecedor: Fox DPS Performance 130 mm // Transmissão: Shimano XT 1×12 // Travões: Shimano SLX // Rodas: DT Swiss M 1900 // Pneus: Schwalbe Nobby Nic e Wicked Will 29 x 2.4″// Espigão de selim: Iridium Dropper // Peso: 13,94 kg // Preço: 2.799 € Canyon Neuron 7 Canyon Neuron CF 8 // Quadro: Carbon CF // Suspensão frontal: Fox 34 Performance 140 mm // Amortecedor: Fox DPS Performance 130 mm // Transmissão: Shimano SLX 1×12 // Travões: Shimano SLX // Rodas: DT Swiss XM 1700 // Pneus: Schwalbe Nobby Nic e Wicked Will 29 x 2.4″// Espigão de selim: Iridium Dropper // Peso: 13,52 kg // Preço: 3.099 € Canyon Neuron CF 8 FAIRBANKS with KC Deane // Canyon NeuronWatch this video on YouTubePUB Mais informação: Canyon Neuron Cube Stereo 120 Race (aluminio) vs Stereo 120 HPC (carbono) Entre as Cube a discrepância de preço é maior: 800 euros. Uma diferença que se nota um pouco no nível de equipamento. Mais: talvez as sensações que o carbono transmite (junto com os kg a menos) podem fazer descair a decisão para a versão HPC. No entanto, o menor custo do alumínio também poderá pesar na decisão de quem tem menos euros para gastar, por isso há aqui um “empate”, possivelmente. Mas com ligeira vantagem para a 120 Race… Cube Stereo 120 Race // Quadro: Alu HPA// Suspensão frontal: Rock Shox Recon Gold RL 130mm // Amortecedor: Rock Shox Deluxe Select 120 mm // Transmissão: Shimano XT 1×12 // Travões: Shimano MT500 // Rodas: Fulcrum RED77 // Pneus: Maxxis Forekaster 29 x 2.35″// Espigão de selim: Cube Dropper // Peso: 14,5 kg // Preço: 2.299 € Cube Stereo 120 Race Cube Stereo 120 HPC TM // Quadro: Triángulo Ppal: Carbon HPC – Traseira: Alu 6061 // Suspensão frontal: Fox 34 Rythm 130 mm // Amortecedor: Fox DPS Performance 120 mm // Transmissão: Sram GX Eagle 1×12 //Travões: Shimano XT // Rodas: Fulcrum RED55 // Pneus: Maxxis Forekaster 29 x 2.35″// Espigão de selim: Cube Dropper // Peso: 13,4 kg // Preço: 3.099 € Cube Stereo 120 HPC TM Stereo 120 [2022] - CUBE Bikes OfficialWatch this video on YouTube Mais informação: Cube Stereo 120 Orbea Occam H10 (alumínio) vs Occam M30 (carbono) Este é um caso um pouco mais “bicudo”, pois as diferenças nos componentes e no material são mínimas. É quase tudo igual, muda o quadro, claro. E ainda são 400 euros de diferença no preço… Assim, pode haver ligeira tendência para se escolher o carbono. Ou será que por menos 400 euros as preferências recaem na H10? A escolha não será nunca fácil, aqui. Orbea Occam H10 // Quadro: Alu Hydro High// Suspensão frontal: Fox Float 34 Performance 140mm // Amortecedor: Fox DPS Performance 140 mm // Transmissão: Shimano XT 1×12 // Travões: Shimano M6120 // Rodas: DT Swiss M1900 // Pneus: (F) Maxxis High Roller II 29 x 2.50″ (T) Maxxis Rekon 29 x 2,40” // Espigão de selim: OC2 Dropper // Preço: 3.599 € Orbea Occam H10 Orbea Occam M30 // Quadro: Carbono OMR // Suspensão frontal: Fox Float 34 Performance 140mm // Amortecedor: Fox DPS Performance 140 mm // Transmissão: Shimano XT 1×12 // Travões: Shimano M6120 // Rodas: DT Swiss M1900 // Pneus: (F) Maxxis High Roller II 29 x 2.50″ (T) Maxxis Rekon 29 x 2,40” // Tija: OC2 Dropper // Preço: 3.999 € Orbea Occam M30 Orbea Occam 2020. Are you this rider?Watch this video on YouTube Mais informação: Orbea Occam Trek Fuel EX 8 (alumínio) vs Trek Fuel EX 9.7 (carbono) Qualquer coisas como 1.100 euros de diferença é “dose”. E, além do carbono, conseguimos ver perfeitamente para onde vai esse dinheiro: a suspensão da EX 9.7 é uma Fox Rythm 36, por contraponto à 34 da EX 8 (apesar de terem o mesmo curso de 140 mm). A versão mais cara também tem um pequeno compartimento para guardar pequenos itens no quadro. Além disso não há assim tantas diferenças no peso e nos restantes componentes… Por isso, seria natural ver a maior parte dos interessados a optar pela EX 8. Trek Fuel EX 8 // Quadro: Alu Alfa Platinum // Suspensão frontal: Fox Rythm 34 140 mm // Amortecedor: Fox Performance RE:aktiv 130 mm // Transmissão: Shimano XT 1×12 // Travões: Shimano MT4100 4 pistões // Rodas: Bontrager Line Comp 30 // Pneus: Bontrager XR4 Team Issue 29 x 2,40” // Espigão de selim: Bontrager Line Dropper // Peso: 13,86 kg // Preço: 3.499 € Trek Fuel EX 8 Trek Fuel EX 9.7 // Quadro: Carbono OCLV // Suspensão frontal: Fox Rythm 36 140 mm // Amortecedor: Fox Performance RE:aktiv 130 mm // Transmissão: Shimano XT 1×12 // Travões: Shimano Deore 4 pistões // Rodas: Bontrager Line Comp 30 // Pneus: Bontrager XR5 Team Issue 29 x 2,50” // Espigão de selim: Bontrager Line Dropper // Peso: 13,65 kg // Preço: 4.599 € Trek Fuel EX 9.7 Trail Bike Masterclass in British Columbia | Cascade feat. Brandon SemenukWatch this video on YouTube Mais informações: Trek Fuel EX Também vais querer ler… Em discussão: Roda 29” ou combinação Mullet nas e-bikes? Sobre os artigos GoRide Top… Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades. São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e na nossa experiência neste sector. Fotos de ação: Cannondale // Orbea
Bike Check Bike Check: BH Atome Lynx Pro 8.2 A BH Atome Lynx Pro 8.2 é uma e-BTT full power com 85 Nm de binário e e bateria para até 155 kms. ... Por GoRideHá 21 horas
Vídeos Trail E-Explorer: sete dias nos melhores trilhos da Noruega [com vídeo] Trail E-Exporer é o nome desta série de vídeos no YouTube, produzida pela Scott. Objetivo: dar a conhecer os melhores trilhos a percorrer ... Por GoRideHá 2 dias
Equipamento A MAAP entra no World Tour com a GreenEdge Cycling A marca de equipamentos MAAP faz a sua estreia no World Tour com a GreenEdge Cycling e cores 'ousadas'. Por GoRideHá 3 dias
Equipamento Este é o novo equipamento da INEOS Grenadiers A INEOS Grenadiers apresenta o seu novo equipamento para a época de 2025. Vê aqui os principais detalhes que a Gobik acrescentou. Por GoRideHá 4 dias
Eventos Race Nature Santo Tirso 2025 com inscrições abertas A prova de BTT Race Nature Santo Tirso 2025 acontece de 4 a 6 de abril e já abriu inscrições. Mais detalhes aqui. Por GoRideHá 4 dias
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024